quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A Saúde entra pela boca.

Este espaço não tem a pretensão de substituir o médico, nem facultar diagnósticos clínicos. Tem apenas como finalidade fornecer informações que nos ajudem a evitar doenças e conservar a saúde, de modo a proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Necessidades Alimentares


A alimentação permite a cada um de nós satisfazer um conjunto de necessidades: dispêndio energético, substâncias minerais e orgânicas, líquidos e prazeres do estômago.

Quais são as necessidades energéticas?

A necessidade total é a somados consumos fixos necessários ao funcionamento corporal e dos variáveis ligados à actividade.

Os consumos fixos, representam a necessidade para a manutenção da vida: actividade permanente de todos os tecidos, manutenção da temperatura corporal, renovação das células. Dois terços da energia, num indivíduo com actividade média, servem para cobrir os consumos fixos.

Os consumos variáveis, representam o conjunto de energia despendida para o trabalho muscular, digestivo e intelectual, a regulação térmica e o crescimento.

As fontes de energia são as substâncias nutritivas: glúcidos, lípidos e proteínas presentes nos alimentos.

Qual é a necessidade proteica?

O corpo humano é constituído por substâncias orgânicas, substâncias minerais e água, que deve estar sempre presente na alimentação.

Entre estas substâncias orgânicas, as proteínas servem para construir e reconstruir os nossos tecidos, dos quais são a reserva permanente. A necessidade mínima foi calculada em 0,5 gramas /dia por cada quilo de peso; por exemplo, para uma mulher de 60 quilos a necessidade mínima diária será de 30 gramas. A necessidade média, que permite satisfazer todos os consumos energéticos, é de 1 grama por quilo de peso corporal, isto é, 60 gramas por dia para uma mulher de 60 quilos. Esta quantidade pressupõe uma ótima absorção digestiva das proteínas ingeridas, o que nem sempre acontece com alguns alimentos vegetais. Existe um controlo espontâneo do consumo das proteínas que estabelece a percentagem de calorias proteicas em relação às calorias totais. Esta percentagem está compreendida entre 13 e 15 % e um consumo que se afaste de modo relevante destes valores por períodos prolongados pode comprometer a saúde favorecendo o aparecimento de doenças.

Qual é a necessidade de lípidos?

Os lípidos têm uma função essencialmente energética, mas são também uma importante componente de tecidos vitais, como algumas células cerebrais e nervosas. A necessidade média está estimada num grama por dia por quilo de peso corporal, o mesmo que dizer 60 gramas para a mulher de 60 quilos que tomámos por referência. esta quantidade corresponde a 32% do consumo calórico diário, enquanto consumimos em média 43% sob a forma de lípidos. Não subsiste portanto o risco de uma carência a curto prazo. Entre os lípidos, os azeites e óleos vegetais têm um papel fundamental uma vez que contêm os ácidos gordos que o organismo humano só por si não pode fabricar. Além disso, a sua reduzida taxa de ácidos gordos não determina um aumento do colesterol. Para uma correcta alimentação é necessário um equilíbrio entre as gorduras animais, presentes na carne e nos lacticínios, e as gorduras vegetais.


Qual é a necessidade de glúcidos?

A necessidade global corresponde a cerca de 55% do consumo calórico ou seja, 4-5 gramas/dia por quilo. São os 200-300 gramas diários de glúcidos a constituir a base da dieta. Os glúcidos lentos, féculas e amidos, representam em teoria 90% do consumo.
Mas na realidade nós ingerimos demasiados açúcares rápidos, presentes nas bebidas e nos doces.

Qual é a necessidade de água?

O método mais simples é calculá-la em relação ao consumo calórico seguindo a fórmula: uma caloria requer um mililitro de água. Para 2000 calorias são necessários dois litros de água, uma parte da qual é fornecida pelos alimentos, enquanto o resto, 1-1,5 litro por dia é fornecido pelos líquidos.

Quais são as necessidades afectivas?

Cada um de nós pode já ter experimentado o prazer que se sente ao voltar à sua alimentação habitual depois, por exemplo, de uma estadia no estrangeiro ou internamento hospitalar.
Os hábitos familiares ou regionais têm de facto uma grande importância nas nossas escolhas alimentares.
A própria ideia de nos sentarmos à mesa, em frente a um prato que evoque a nossa juventude, faz-nos salivar e dá-nos uma sensação de apetite que demonstra como é forte o valor afectivo da comida.
Alguns alimentos tornaram-se símbolos da sociedade que os consome: o pão na Europa, o arroz na Ásia, etc.
Também o modo de comer nasce de uma necessidade cultural e social: comer sozinho é triste e não favorece o apetite.

IMPORTANTE:

A necessidade de sais minerais e vitaminas é satisfeito por uma alimentação variada e equilibrada. Os suplementos alimentares devem ser tomados só com prescrição.

VITAMINAS

O que são as vitaminas?


As vitaminas são substâncias de que o organismo necessita em pequenas quantidades mas que são essenciais pois ele não as pode produzir sozinho.
A quantidade necessária de vitaminas, portanto, deve vir da alimentação.
Contudo, existe uma excepção a esta regra: a vitamina D, importante para o crescimento dos dentes e dos ossos; ela encontra-se em alguns alimentos, mas também pode ser sintetizada pelo organismo através da acção do sol.

Qual é a função das vitaminas?


Tal como os aminoácidos, os ácidos gordos, os sais minerais, os oligoelementos e a água, as vitaminas são parte de um grupo de substâncias essenciais para a vida do organismo. Estão, portanto, na base da alimentação.

Por outro lado, as vitaminas ao contrário de outros alimentos, não são elementos constitutivos dos tecidos e dos órgãos, mas sim um recurso auxiliar para levar a cabo ou preservar algumas funções corpóreas.

Classificação das Vitaminas

Há dois grupos de vitaminas: as solúveis nas gorduras (lipossolúveis) e as solúveis na água (hidrossolúveis). Esta é uma diferença importante sendo que o organismo trata de uma maneira diferente as gorduras e a água e, por conseguinte, as vitaminas.
A gordura é armazenada no organismo junto com as vitaminas A, D, E e K.
O corpo humano, portanto, possui uma reserva de vitaminas desse tipo.
Isto, no entanto, não acontece com as vitaminas hidrossolúveis. Trata-se de vitaminas de grupo B, da biotina, da vitamina C, do ácido fólico, da vitamina PP e do ácido pantoténico: estas são expulsas junto com a água pela acção do metabolismo. Por este motivo devem ser tomadas com regularidade. O risco de se tomar uma dose excessiva é neste caso muito reduzido.
A classificação das vitaminas com letras e números é considerada obsoleta: assim os cientistas deram-lhes um nome. 
A vitamina B2 tornou-se riboflavina e a vitamina B6 tornou-se piridoxina.

2 comentários:

  1. Gostei mt do Blog. As informações foram mt bem dispostas, sem se tornarem cansativas de ler..e as imagens claras e atrativas..gostei mt mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário.É realmente esse um dos meus objetivos. Tornar este cantinho esclarecedor e agradável de ler. Continua a visitar. Todos os dias encontrarás novos assuntos. Porque a nossa saúde merece ;)

      Eliminar