sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Chá - Remédio Natural




Além de serem diuréticos e conterem propriedades antioxidantes, cada tipo de chá consegue trazer um benefício, seja na prevenção de diabetes, como calmante, minimizar a TPM, etc.


    Um estudo feito com 500 mil europeus e publicado no American Journal of Clinical Nutrition (2010),  mostrou que as pessoas que consomem chás e café têm menos chances de desenvolver câncer no cérebro. Outra pesquisa realizada pela Universidade de Utrecht,  Holanda, (2010) analisou 40 mil pessoas e constatou que tomar xícaras de chás ou café previne o coração contra problemas cardíacos.

    Mas, os benefícios dos chás não ficam só por aqui. Os chás também auxiliam na prevenção contra diabetes, segundo pesquisadores em artigo para o Archives of Internal Medicine (2009). Os estudiosos analisaram 18 estudos sobre os chás e concluiram que as pessoas que tomam de três a quatro xícaras de chá diminuem as chances de desenvolver diabetes tipo 2, quadro mais comum da doença.


Chá Verde






Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.
Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes a ela atribuídas. No ocidente, é a partir de Portugal, mais exactamente na localidade da Gorreana, na ilha de São Miguel Açores, que existe a mais antiga plantação de chá verde, na qual realiza a exportação de chá verde para todo o mundo.
A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Usado à milhares de anos pelos chineses o chá verde têm a comprovação das suas qualidades espalhadas ao longo dos séculos. Aumentando com a chegada da ciência moderna, sabe-se agora que o chá verde é rico em polifenóis, sendo um poderosíssimo antioxidante muito eficaz no combate aos radicais livres (moléculas tóxicas que destroem as células prematuramente).
O chá verde para além de ser um óptimo energético, contribui ainda para o emagrecimento favorecendo a redução das células adipócitas tanto em tamanho como em quantidade.
Um recente estudo na Faculdade de Ciências do Porto veio inclusivé mostrar que o chá verde consegue reduzir o número de céulas gordas presentes na zona abdominal.
Para além disso sabe-se que o chá verde pode prevenir o aparecimento de diversos tipos de cancros.
O chá verde também reduz o colesterol mau, o LDL.

Mas atenção:
O chá verde têm que ser bebido em quantidades suficientes para se lhe retirar proveito das suas qualidades, o chá verde do “saquinho” do supermercado nada faz, é preciso infusir as folhas verdes do chá ou pelo menos tomar cápsulas de extractos de chá verde.
Este chá deve ser incluído na dieta alimentar de todas as pessoas que procuram regular o seu peso, reduzir o colestrol, ter mais energia, sentirem-se mais jovens e estarem protegidas contra os radicais livres. 
Fonte: Mais-Saúde.ORG



10 Benefícios do Chá Verde comprovados científicamente:




1.     Rico em antioxidantes, nomeadamente polifenóis, que ajudam a eliminar radicais    livres atrasando o processo de envelhecimento, podendo ser úteis na terapia de vários cancros



2.     Reduz o risco de pedra nos rins



3.     Reduz o risco de aparecimento de cáries dentárias



4.     Pode ajudar no tratamento da halitose (mau hálito)



5.     Melhora a densidade óssea


6.     Melhora os processos cognitivos e pode mesmo atrasar doenças neuro-degenerativas

7.     Pode ajudar a controlar a hipertensão

8.     Ajuda a eliminar o “mau colesterol”

9.     Ajuda a reduzir o peso e a percentagem de massa gorda corporal

10.   Melhora a sensibilidade à insulina e tolerância à glicose em indívíduos jovens saudáveis





3 Benefícios do Chá Verde não comprovados científicamente:




1.     Controlo completo de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer (só está provado que pode ajudar no controlo, mas não o faz por si só sem mais nenhuma terapêutica)



2.     Tratamento da esclerose múltipla



3.     Cura de vários tipos de cancro (só está provado que pode ter um papel protector e preventivo no aparecimento do cancro)




O chá verde é diurético e tem cafeína, embora numa quantidade 6 a 7 vezes menor que a mesma quantidade de café. Existem também alguns estudos que apontam que o chá verde poderá ajudar a proteger as pessoas de depressão ou sintomas depressivos. Por tudo o que foi dito, será que não está na altura de começar a incluir o chá verde na sua dieta diária? 



Chá Vermelho

É engraçado como o chá é uma bebida popular em todo o mundo mas todos nós a bebemos de maneiras muito diferentes. No Reino Unido é comum beber chá preto com leite e açúcar, enquanto que nos Estados Unidos e no Japão bebe-se chá verde por conta própria, é o chá de escolha. Os sul-africanos, no entanto, tem um gosto para Rooibos (também conhecido por Red Bush ou Chá Vermelho) com leite e açúcar.
O chá de Rooibos não contém cafeína e é pobre em taninos. Cuidadosamente, controlados estudos científicos têm confirmado uma grande variedade de benefícios para a saúde no chá rooibos.





Chá Vermelho, ou Rooibos, provem da África do Sul. Estudos atuais sugerem que o chá vermelho pode proteger contra o cancro, cancro da pele, ataques cardíacos e derrames. Além disso, o Chá Vermelho contém magnésio, que é necessário para um sistema nervoso saudável.
O Chá Vermelho contém potássio e cobre, minerais que são vitais para várias funções metabólicas. Ele contém baixos níveis de taninos – o ingrediente em outros chás que impede seu organismo de absorver o ferro que você precisa. Muitas vezes, é prescrito para a tensão nervosa e depressão leve, uma vez que é um óptimo sedativo relaxante. Não contém ácido oxálico e pode, portanto, ser apreciado por pessoas que sofrem de pedras nos rins.
Rooibos ajuda a controlar o apetite e pode ser benéfico na perda de peso e é uma óptima forma de saciar a sede, sendo uma deliciosa bebida.


O Chá Vermelho é excelente para crianças hiperativas e alivia a insônia, pois não contém cafeína. É uma boa fonte de vitaminas e minerais. Também pode ser usado como um suplemento natural, pois contém cálcio, magnésio e flúor, que são essenciais para o desenvolvimento dos dentes e ossos fortes.
Os minerais constroem saudáveis ​​vasos sanguíneos mais fortes, ajudam a digestão e a prevenir a cárie dentária.
Rooibos é muitas vezes dado a crianças (adoram o sabor doce natural do chá vermelho) que são propensas a cólicas e cãibras no estômago, uma vez que é considerado como tendo propriedades anti-espasmódico significativas.
Suas propriedades anti-alérgicas ajudam com irritações de pele e assaduras.
Rooibos ajuda a retardar o processo de envelhecimento.

O Chá Vermelho é a bebida ideal para pessoas ocupadas. Pode ser apreciado em quantidades ilimitadas durante todo o dia.
Para o consciente, dieta do chá vermelho é uma bebida calmante, sem adicionar calorias. Devido à sua menor teor de tanino, é menos amargo que o chá regular e pode ser apreciado sem açúcar.
Rooibos (chá vermelho) ajuda a aliviar úlceras de estômago, náuseas, prisão de ventre e azia. Antes de ir para a cama tomar uma xícara de Rooibos pode garantir uma boa noite de sono!



As cinco principais razões pelas quais você deve 
beber Chá Vermelho:

1. Facilita irritabilidade, dores de cabeça, tensão nervosa e insônia por calmante do sistema nervoso.

2. Alivia dores de estômago em adultos e cólicas no bebê.

3. Trata febre do feno, asma e eczema.

4. Que retarda o processo de envelhecimento da pele.

5. Ele melhora a função do sistema imunológico.



Benefícios do Rooibos Chá Vemelho para a Saúde


Os benefícios do Chá Vermelho são muito semelhantes ao chá de folhas de Camellia Sinensis:
  •        Contém quantidades similares de polifenóis e tem demonstrado ser anti-cancerígeno, anti-mutagênica, atividade anti-inflamatória e anti-viral.
  •        Naturalmente livre de cafeína por isso é ideal para pessoas que querem cortar na cafeína ou querem beber antes de ir para a cama. Na verdade, é recomendado que você beba antes de ir para a cama, pois ele pode ajudar com insônia. Também é muito baixo em taninos.       
  • Contém manganês, cálcio e flúor para ajudar a construir os dentes e ossos fortes.
  •    Pode ser dada a crianças que sofrem de cólicas, problemas de sono ou dores de estômago. Basta adicionar um pouco de leite ao chá.
  •  Contém ácido alfa-hidroxi e zinco que é ótimo para a pele. Você pode até aplicá-la diretamente sobre a pele para ajudar com eczema, acne e queimaduras solares, etc
  •    Pessoas com pedras nos rins podem beber, porque não há ácido oxálico.
  •       Cheio de vitaminas e minerais como zinco, cobre, cálcio, potássio, magnésio, manganês.
Fonte: www chavermelho.org


Chá Branco



O Chá Branco é ainda mais poderoso que o chá verde. 
Por ser menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera os benefícios. O chá branco acelera o metabolismo, estimulando a queima calórica”, ou seja, favorecendo o emagrecimento, este poderoso chá é também diurético. É importante citar que a bebida não é milagrosa: é fundamental aliá-la a uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regulares.






                                       NUTRIENTES


  • Manganês
  • Potássio
  • Ácido Fólico 
  • Vitaminas C, K, B1 e B2
  • Rico em substâncias antioxidantes






  1.      











  1. FONTE DA JUVENTUDE



Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.




          EMAGRECEDOR

Assim como o chá verde, o branco acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal. Porém, ainda não se comprovou o quanto exatamente o chá branco é mais eficiente do que o verde para emagrecer. Pesquisas indicam que a versão verde aumenta a queima de calorias em cerca de 4%.

Os responsáveis, mais uma vez, são os antioxidantes presentes na Camellia sinensis (a planta que dá origem aos chás verde, branco e preto) e também à cafeína, entre outros compostos.







FORÇA PARA A BELEZA


Substâncias encontradas na Camellia Sinensis ajudam a prevenir cáries, têm ação anti-inflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.










CORAÇÃO PROTEGIDO

O chá branco pode atuar na diminuição das taxas de LDL (o colesterol ruim que bloqueia as artérias), evitando problemas cardíacos, como aterosclerose e infarto.





ANTICÂNCER 

Estudos feitos com ratos pelo Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina, da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovaram a eficiência do chá branco em inibir mutações genéticas que podem originar o câncer.
Essa capacidade se deve à existência das substâncias bioflavonóides e catequinas. A cafeína presente no chá branco também ajudaria nesse processo.




COMO PREPARAR CORRETAMENTE


Para preservar os princípios ativos, coloque a água para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente o chá (cerca de 1 ou 2 colheres de chá para 1 xícara de chá) e deixe repousar por cerca de 3 minutos. Depois, é só coar e tomar. Dica: se armazenada em lugar seco e fechado, a erva pode durar até 16 meses.



Deve tomar pelo menos uma ou duas xícaras ao dia, quente ou frio, de preferência sem açúcar.



                                                       ONDE ENCONTRAR




Em lojas de suplementos nutricionais e de chás importados.






ORIGEM E DIFERENÇAS 

É a versão menos processada do famoso chá verde (ou banchá). Ambos são produzidos a partir da planta Camellia sinensis, assim como o chá preto. Porém, o branco é coletado antes das flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos prateados que lhe dão uma cor clara verdeacinzentada. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos ao vapor e submetidos à secagem. Ao contrário do verde e do preto, o chá branco não passa pela fermentação.
Após a infusão, possui cor amarelo-avermelhado e sabor adocicado, porém sem gosto de capim.
Os principais países produtores são China, Japão e Índia.
A colheita para a produção desse chá se realiza em apenas dois dias por ano. Por isso, é raro e caro.



CHÁ DE FOLHA DE OLIVEIRA





AJUDA A DIMINUIR A BARRIGA E A REJUVENESCER


Por Andréa Fassina 

Um chá que elimina a barriguinha e ainda promete emagrecer foi testado pela Universidade Metodista de Piracicaba.
O chá de folha de oliveira, a árvore que produz azeitonas, é 3 vezes mais poderoso do que o chá verde e tem 3 vezes mais potássio, magnésio, selénio, zinco, cobre e manganês. que evitam a ação dos radicais livres e causam uma ação revigorante no organismo.

A Oliveira (Olea europaea), planta de origem mediterrânea, é amplamente cultivada em Portugal, Espanha e outros países da Europa. 
Conforme pesquisas ela estimula o funcionamento correto do nosso metabolismo e têm um forte poder antioxidante que previne o envelhecimento.

Uma das vantagens do chá de Oliveira é que ele atua de forma mais eficaz na gordura localizada na barriga.
Os estudos mostram que tomando o chá de 2 a 3 meses é possível perder 10% da cintura, e em média 6 kg, desde que combinando com uma reeducação alimentar. 
Outros benefícios do chá são: Alívio do cansaço, fadiga e do estresse.

Também como o chá tem alta concentração de fibras, ele minimiza a prisão de ventre.
Cabelos e unhas ficam mais fortes e brilhantes e a pele tem marcas de expressão atenuadas. 

As pesquisas feitas pela Universidade Metodista de Piracicaba mostraram ainda que estes resultados vêm pelo alto poder antioxidante das folhas, que estimulam o metabolismo ajudando na eliminação das gorduras, especialmente naquelas acumuladas na região abdominal.
O recomendado é que se tome o chá 4 vezes ao dia entre as refeições.


Como preparar e tomar:

Ferva um litro de água em uma panela que não seja de alumínio.
Ao levantar fervura, despeje um punhado de folhas secas de oliveira.
Ferva mais um minuto, deixe esfriar e coe

.
Faça um chá fresco a cada dia

.
Não use adoçante

.
Você pode também diversificar o sabor do seu chá adicionando algumas folhas de hortelã ou cascas de abacaxi. Isso não altera os benefícios.

Onde achar:

Você encontra o chá em casas de produtos naturais ou grandes mercados.
A embalagem com 30 gramas rende cerca de nove litros.

Contra-indicação:

Gestantes e lactantes não devem consumir a bebida.



Fonte: Bandeirantes


Chá de Urtigas




Os benefícios da Urtiga para a saúde

Urtiga é a erva que cresce praticamente despercebida em um campo e ainda se faz visível por contato. Esse é o caso da urtiga (Urtica dioica), considerada uma erva daninha pela maioria, mas agora uma estrela ascendente como um diurético e um tratamento para a hiperplasia prostática benigna.
Urtiga é um membro perene da família da Urticaceae. Ela é encontrada em campos, lugares de resíduos, e matas úmidas. Ambas as folhas e os caules fibrosos são cobertos com pequenos cabelos de sílica que ao serem tocados injetam um conjunto de compostos que causam ardor e irritam a pele, que geralmente dura cerca de uma hora, mas pode persistir por até doze horas em alguns indivíduos.
Usos tradicionais da Urtiga
Se você puder evitar o contato com os pêlos urticantes (usar luvas e mangas compridas, quando for colher as  folhas), você vai descobrir que a  urtiga é uma planta de muitos usos. 
As folhas da urtiga são um substituto para o espinafre e quando fervida são usadas para tratar o escorbuto. Elas também proporcionam fibra dietética. A erva seca pode ser polvilhada em saladas, sopas, legumes e outros alimentos para dar um sabor sutil salgado e uma fonte rica em ferro, magnésio, potássio, cálcio, vitaminas A e C e proteínas.
Alguns herbalistas consideram a urtiga um diurético, adstringente, e excelente no tratamento da anemia (devido ao seu alto teor de ferro). Acredita-se também que seja bom para purificar o sangue e estimular o fluxo de leite. 
Ambas as folhas em pó e o sumo fresco são usados para estancar hemorragia e tomada como um chá para diminuir o fluxo menstrual excessivo, bem como para o tratamento de sangramentos, hemorróidas e diarreia. O chá da urtiga também é considerado bom para estimular a circulação sanguínea e para tratar a acne leve e eczema.



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, António Moura. Espero que continue a acompanhar o "Coma Saúde", já agora convido-o a participar na Sondagem também. O "Coma Saúde" está aberto a sugestões de temas que gostariam de verem publicadas ou mais aprofundadas.

      Eliminar